Presidente Cavaco Silva representa Portugal no funeral do Grão-Duque Jean do Luxemburgo

03.05.2019

Presidente Cavaco Silva representa Portugal no funeral do Grão-Duque Jean do Luxemburgo

A pedido de Sua Excelência o Presidente da República, o ex-Presidente Cavaco Silva representa Portugal nas cerimónias fúnebres de Sua Alteza Real o Grão-Duque Jean do Luxemburgo, que terão lugar este sábado, dia 4 de Maio de 2019, na Catedral da capital do Grão-Ducado.

Enquanto Primeiro-Ministro, o Prof. Cavaco Silva encontrou-se com o Grão-Duque Jean em diversas ocasiões, a primeira das quais em Dezembro de 1985, no primeiro Conselho Europeu em que participou, ainda antes da entrada formal de Portugal e de Espanha na CEE, e que teve lugar no Luxemburgo. O Prof. Cavaco Silva fez uma visita oficial ao Grão-Ducado enquanto Primeiro-Ministro, no final de Abril de 1991, durante a qual recebeu o Prémio Joseph Bech atribuído pelos esforços para a integração europeia e foi recebido em audiência pelo Grão-Duque Jean.

Em Março de 2007, no primeiro aniversário da sua tomada de posse como Presidente da República, o Prof. Cavaco Silva visitou a Comunidade Portuguesa no Grão-Ducado do Luxemburgo, tendo sido recebido no Palácio Grã-Ducal pelo atual Grão-Duque Henri e sua mulher, a Grã-Duquesa Maria Teresa. Em Setembro de 2010, SS.AA.RR. os Grão-Duques do Luxemburgo fizeram uma visita de Estado a Lisboa, sendo recebidos pelo então Presidente da República e pela Senhora Dra. Maria Cavaco Silva.