No âmbito da iniciativa Roteiros do Futuro, lançada em 2012 – a qual tem em vista ajudar os decisores e a opinião pública a lidarem com os grandes desafios que se colocam ao país no longo prazo –, o Presidente da República promoveu, em maio de 2014, a terceira Conferência Internacional do ciclo, desta vez subordinada ao tema Rotas de Abril, centrada sobre o Espírito da Democracia, a Cultura de Compromisso e os Desafios do Desenvolvimento.
Esta Conferência teve por objetivo desenvolver uma reflexão em torno dos grandes desafios que se colocam à sociedade portuguesa. Em 2014, e celebrando Abril no seu 40º Aniversário, os Portugueses foram convidados a refletir sobre os novos caminhos que se pretendem trilhar, de forma a concretizar o espírito que presidiu à instauração da democracia em Portugal.
A Conferência Internacional “Portugal Rotas de Abril”, decorreu nos dias 9 e 10 de maio, no auditório da Fundação Champalimaud, em Lisboa. O modelo de conferência manteve o recurso ao confronto de perspetivas de quem, do exterior, observa Portugal e de quem, no país, tem desenvolvido pensamento inovador e prospetivo sobre os problemas da sociedade portuguesa. Assim, em cada painel houve um convidado estrangeiro e um convidado português, que abordaram os três eixos temáticos, aqui identificados pelas Rotas de Abril: Democracia, Compromisso e Desenvolvimento.
Tal como aconteceu com as duas primeiras edições dos Roteiros do Futuro, também neste caso as principais intervenções proferidas durante os trabalhos da Conferência foram reunidas numa publicação, que aqui se disponibiliza em formato digital.