Presidente Cavaco Silva evocou o Papa Bento XVI

31.12.2022

Presidente Cavaco Silva evocou o Papa Bento XVI

Foi com profunda emoção que recebi a notícia da morte de Sua Santidade o Papa Emérito Bento XVI, um homem de uma extraordinária cultura e grande serenidade, cujo legado perdurará muito para além dos seus dias terrenos.

A minha mulher e eu tivemos o privilégio de visitar o Santo Padre no Vaticano em 2008 e de o receber na sua visita a Portugal de Maio 2010, que levou o Papa a Lisboa, a Fátima e ao Porto. Como disse então, Bento XVI foi “um peregrino sábio que foi ao encontro de todos os homens de boa vontade”.

Quase dez anos depois da sua histórica renúncia ao Pontificado, a lucidez e a humildade dessa decisão ainda impressionam. Do seu magistério pontifício, em tempos conturbados para a Igreja e para o Mundo, ficam uma defesa inabalável da tolerância e da paz, alicerçada nos ensinamentos cristãos que tão bem soube interpretar.

Neste momento de tristeza para tantos milhões de fiéis pelo Mundo inteiro, a que a minha mulher e eu nos juntamos, faço votos de que a grande sabedoria, a humildade esclarecida e a serenidade do Papa Bento XVI nos inspirem nestes tempos de grande incerteza e sofrimento para tantos milhões de cidadãos.

Aníbal Cavaco Silva